quinta-feira, 29 de outubro de 2009

História da memória e o Halloween






Olá a todos!
Devido à proximidade das comemorações do Dia das Bruxas ( Halloween) e também com o tema proposto nesta semana pelos nossos professores de História sobre a história da memória. Gostaria de fazer uma pequena correlação com estes temas.

Primeiro vamos entender sobre Halloween:


O que é Halloween?

Em poucas palavras podemos dizer que é um evento cultural que ocorrem em países de origem anglo-saxônicos, destacando os Estados Unidos, aonde é bastante divulgado entre as pessoas e também no mundo da cinematografia, podemos citar vários filmes como: Halloween IV – O Dia das Bruxas, O Exorcista, A Profecia, entre outros.

Como surgiu o Halloween?
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" ).
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando: origem pagã e origem cristã. Extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas ( leia em maiores detalhes)

Quais personagens mais famosos?

Bruxas, vampiros, mortos vivos, etc.

Podemos concluir que essa é uma maneira aos quais, os povos anglo-saxônicos tentam resgatar suas culturas e origens. No entanto, observamos que outros países vem adotando esta data no calendário de comemorações, como por exemplo, o caso do Brasil.Percebe-se uma onda de inserção de novas culturas que agregam as nossas isto tudo, devido a globalização e a facilidade dos meios de comunicação.Acredito, que é muito importante essa diversidade cultural e esta troca de experiências, no entanto, faço-lhes uma pergunta?
Será que o nosso folclore brasileiro não poderia ser inserido também no dia do Hallowen? Já que temos inúmeros contos e lendas sobrenatuaris relevantes que fazem parte de nossa cultura.
Enfim, toda forma de cultura estrageira que contribua para a memória cultural é válida e interessante pois, podemos saber mais sobre suas tradições, mas devemos também resgatar a nossa cultura local para que a história da nossa memória não se apague ao longo do tempo.
Se os países anglo-saxônicos mantêm viva esta tradição até hoje e conseguiram ultrapassar fronteiras levando a mesma a outros países, porque não fazemos o mesmo com o nosso folclore?
É claro que muitas escolas e instituições trabalham com este tema, porém ainda é pouco, precisa ser mais divulgado . E nós podemos mudar esta situação. Basta querer!


Imagens Saci e Bruxinha disponível em:
http://images.google.com.br

Nenhum comentário:

" A união faz a força de um grupo e nós somos o grupo G4"