Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921 no Recife e faleceu no dia 2 de maio de 1997 em São Paulo. Ele tinha uma motivação enorme em ensinar as pessoas de classes baixas tornando-se um ícone na educação brasileira.
Seu trabalho tinha por objetivo a educação popular voltada para a escola e a formação de consciência.
Na época da ditadura militar no Brasil Paulo Freire foi praticamente preso e exilado, pois o governo daquela época temia pelas suas ideias e considerava o mesmo como um inimigo que devia ser eliminado.
Principais obras de Paulo Freire:
• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
•E outras.
Frases e pensamentos:
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."
"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade".
"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."
"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".
“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.
" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"
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