Trabalho Ensino e Aprendizagem de História I
Ensino de História na Educação Infantil.
A disciplina de história aplicada na educação infantil pode ser considerada um elemento crucial para a construção da identidade e da própria figura de atores sociais dentro de uma sociedade. Considerando que o ensino de história é algo vivo e bem elaborado a partir do nosso presente, é extremamente relevante refletirmos sobre os acontecimentos, identificando e analisando valores, possibilitando às crianças entenderem os seus próprios papéis, partindo de várias perspectivas do envolvimento e da análise daquilo que estão vivendo.
Estamos vivendo um processo de globalização acelerado. Atualmente estamos mergulhados por uma era de grandes transformações históricas e culturais, sendo cada vez mais importante estabelecermos reflexões sobre o conhecimento histórico.
Partindo destes pressupostos, é possível compreender que a escola como espaço de escolarização e de socialização carrega nas mãos um grande desafio: contribuir na formação da identidade dos educandos como atores sociais.
Os conteúdos a serem ministrados pelos professores destas séries devem abrangir de forma geral para contribuir e agregar valores na formação intelectual e sócio-cultural dos alunos, proporcionando ao aluno a entender a diversidade histórica existente no mundo e como elas são constituídas, propiciar aos discentes que os acontecimentos históricos coletivos e individuais se misturam entre si e também pertence aos elementos da formação de nossa história, compreender e interpretar várias versões de um acontecimento, e não memorizar entre outras.
Portanto, nós educadores temos o grande desafio de tornar pequenas crianças em sujeitos ativos e históricos de nossa sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário