sábado, 28 de novembro de 2009

Lição da Borboleta.

Lição da Borboleta.

Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
                               "Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos  permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar."


Autor Desconhecido.
Imagens: http://reinodosgifs.net

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Correntes de Pedagógicas


Para quem trabalha na área Pedagógica é extremente relevante saber que existem diferentes linhas pedagógicas que foram inseridas no âmbito educacional ao longo do processo histórico da humanidade. Por isso, colocamos a disposição para nossos leitores uma tabela resumo sobre estas correntes .


Fonte: http://images.google.com.br

sábado, 21 de novembro de 2009

Paulo Freire

Paulo Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921 no Recife e faleceu no dia 2 de maio de 1997 em São Paulo. Ele tinha uma motivação enorme em ensinar as pessoas de classes baixas  tornando-se um ícone na educação brasileira.
Seu trabalho tinha por objetivo a educação popular voltada para a escola e a formação de consciência.
Na época da ditadura militar no Brasil Paulo Freire foi praticamente preso e exilado, pois  o governo daquela época temia pelas suas ideias e considerava o mesmo como um inimigo que devia ser eliminado.


Principais obras de Paulo Freire:


• Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.

• Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.

• Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.

• Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.

• A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.

• A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

• Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.

• Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

• Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.

• À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.

• Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

•E outras.



Frases e pensamentos:

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda."

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade".

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."

"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.


" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Provas Finais.








Olá a todos!




Estamos caminhando para o final de ano, natal, férias e passeios, no entanto, antes de pensar nesta alegria toda devemos ficar atentos com as provas finais deste período. Tudo que aprendemos ao longo destes meses de estudos serão aplicado nas provas para testar todo o nosso conhecimento adquirido nesta fase.

Muitas pessoas têm grandes dificuldades em fazer uma prova final, porque ficam ansiosas ou até mesmo não se preparam direito na semana dedicada aos estudos.

Então preparei uma listinha para vocês de como estudar e preparar para uma prova final com êxito:



• Nunca deixe para estudar em cima da hora.

• Procure fazer pequenos grupos de estudos com seus colegas para tentarem tirar as dúvidas.

• Leia todos os conteúdos propostos pelos professores novamente e circule as partes importantes.

• Faça um pequeno resumo se preciso.

• Consulte outras fontes para agregar mais conhecimento e domínio sobre o conteúdo.

• Uma dica interessante: se você tiver em casa um gravador grave em pequenas frases tudo aquilo que você acha que seja importante para a prova, assim ao longo do dia não é necessário você ler tudo novamente e  ganha tempo para estudar outras coisas.

• Alimente – se bem e durma cedo durante a semana.

• Se as dúvidas persistirem entre com contato os seus professores e peça-lhes para ajudar.

• Seja confiante.

• E tenha uma excelente prova.

Imagens:
http://reinodosgifs.net/

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Livros para área de pedagogia.



Olá a todos segue esta lista de livros. Espero que gostem.


 Livros para área de pedagogia.


História das idéias pedagógicas no Brasil.

Autor: Demerval Saviani


O legado educacional do século XIX


Autor: Demerval Saviani



Múltiplas Faces da Inclusão


Autor: Selma Inês Campbell


Técnicas de Dinâmicas: Facilitando o trabalho com grupos

Autor: Eliane Porangaba Costa



Direito Constitucional: 700 Questões com Respostas Comentadas

Autora: Yalis



A Produção de textos nas séries iniciais

Autor: Geraldo Peçanha



Bases da Psicopedagogia - Diagnóstico e Intervenção nos Problemas de Aprendizagem

Autora: Olivia Porto



Criança e a Arte: O dia-a-dia na sala de aula

Autora: Aurora Ferreira



Múltiplas Faces da Inclusão

Autora: Selma Inês Campbell



Politica Educacional : Organização e estrutura da Educação Brasileira

Autor: Antonio Ney



Distúrbios de Aprendizagem e de Comportamento

Autor: Lou de Olivier

sábado, 14 de novembro de 2009

Filmes estréias.





Olá a todos!
Enfim, o final de semana chegou e nada melhor do  que assistir um filme no cinema com os amigos e familiares.
Segue uma lista de novos filmes e estréias para este final de semana:

1- 2012
2- A caixa
3- Princípe da Pérsia: As areias do tempo.
4- Avatar
5- Zumbilândia
6- No meu lugar.
7- De profundis
8- Hotel Atlântico

Proclamação da República 15 de novembro.




Imagem:
http://images.google.com.br
Dados importantes desta data:

* Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil.

* Na época o país era governado por D. Pedro II  e passa por grandes problemas em virtude da abolização da escravatura, em 1988.

*Em 15/11/1889 marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república federativa do Brasil. O sistema monárquico do governo já não tinha mais apoio da Igreja, militares, civis e nem dos antigos senhores donos de escravos.

* Devido a isso a monarquia  estava enfraquecida e não tinha nenhum apoio, sendo assim a proclamação ocorreu de forma pacífica sem guerras e conflitos.





Hino da Proclamação da República


Música: Leopoldo Miguez (1850/1902)
Letra: Medeiros e Albuquerque (1867/1934)
 




Seja um pálio de luz desdobrado
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel, que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre país...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais ao futuro
Saberemos, unidos levar
Nosso augusto estandarte que, puro
Brilha avante, da Pátria no altar!

Liberdade! etc...

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue no nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor, nossa força e poder,
Mas da guerra nos transes supremos,
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

   Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado
Sobre as púrpuras régias de pé!
Eia, pois, brasileiros, avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso país, triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! etc...
 








Fonte: Música na Escola Primária, 1962, MEC (Ministério da Educação e Cultura)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

¿Usted hablas español? Do you speak english?




















  A importância de falar uma língua estrangeira.


¿Usted hablas español? Do  you speak english?

No mundo contemporâneo para se conseguir um bom emprego, ler livros estrangeiros para trabalhos acadêmicos, conversar com alguém em um bate papo e entre outros é extremamente relevante conhecer  e falar alguma uma língua estrangeira.

Sabemos que o inglês já esta presente como matéria em nosso cotidiano em quase todas as escolas do Brasil. Outro idioma que vem ganhando destaque também em nosso país, é o espanhol essa ideia ganhou força principalmente com a criação do MERCOSUL favorecendo o nosso mercado interno e externo.

Podemos observar, que os estudantes que prestam o vestibular em sua maioria, optam em fazer a prova de espanhol. Muitos, acham que esta língua é fácil de entender facilitando  assim suas provas, no entanto, é preciso estar atentos aos falsos cognatos para evitar perca de pontos e constrangimentos.

Também um ponto importante que vale  a pena destacar sobre este assunto, é que muitos reclamam que nunca tiveram a oportunidade de estudar qualquer tipo de língua estrangeira,  por serem cursos caros ou então, as escolas aos quais estudaram os conteúdos linguísticos estrangeiros  não foram aplicados para os mesmos de forma clara e coerente.

Atualmente é possível fazer cursos de línguas estrangeiras pela própria internet, ou seja, existem sites disponíveis totalmente gratuitos, basta que o interessado tenha acesso a internet em casa, disponibilidade de algumas horas por dia e principalmente compromisso e dedicação, pois o maior beneficiado será você.



Dica: basta digitar o nome do curso que queria estudar em algum buscador e você encontrará sites de excelente qualidade.

Fiz vários cursos pela internet e adorei.



Abraços.  
Imagens: Reino dos Gifs.                                          

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Como e quando incentivar o seu filho a ler.

Incentivo a leitura:



"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede".

Carlos Drummond de Andrade

"A leitura engrandece a alma".

Voltaire

"A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados".


René Descartes

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".

Bill Gates"

Viajar pela leitura




Viajar pela leitura

sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender.

Mergulhe de cabeça

na imaginação!

Clarice Pacheco

" A união faz a força de um grupo e nós somos o grupo G4"